A partir desta sexta-feira, dia 29/setembro ,
junte-se  a nós  nestes 11 dias de reverência e amor ao Guru Ram Das.

Você pode praticar em casa, em algum momento do seu dia, de 11 a 31 minutos.

E no dia 09/outubro, as 6h, entoaremos juntos no Har Rai, celebrando o Aniversário do Guru Ram Das.

Vibraremos na mais alta frequência da entrega e construção do nosso Destino.

Segue a letra e a música do Shabad

Dhan Dhan Ram das Guru

Dhan Dhan Ram Das Gur jin  siri-aa- tinai savaaria-aa

Pooree ho-ee Karaamaat Aap sirjanhaarai dhaari-aa

Sikhe atai sangatee Paarbrahm kar namasakaari-aa

Atal athaaho atoll too(n) Tayraa ant na paaraavaaru-aa

Jinee too(n) sayvu-aa bhaa-u kar Say tudh paar utari-aa

Lab lobh kamm krodh moho maar kadhay tudh saparvaari-aa

Dhaan so tayraa than hai sach tayraa paisakaari-aa

Nanak too lehnaa too(n) lehnaa too(n) hai Gur Amar too(n) veechaari-aa

Gur dithaa taan man saadhaari-aa

ਧੰਨ ਧੰਨ ਰਾਮਦਾਸ ਗੁਰ ਜਿਨਿ ਸਿਰਿਆ ਤਿਨ ਸਵਾਰਿਆ ॥

abençoado, abençoado é o Guru Raam Daas; Aquele que o criou também o exaltou

ਪੂਰੀ ਹੋਈ ਕਰਾਮਾਤਿ ਆਪਿ ਸਿਰਜਣਹਾਰੈ  ਧਾਰਿਆ ॥

Perfeito é o seu milagre; O Arquiteto do Universo, ele próprio o instalou no trono sagrado.

ਸਿਖੀ ਅਤ ਸੰਗਤੀ ਪਾਰਬ੍ਰਹਮ ਕਰਿ ਨਮਸਕਾਰਿਆ  ॥

Seus alunos e toda a Sangat te reconhecem como o instrumento supremo divino.

ਅਟਲ ਅਥਾਹ ਅਤੋਲ ਤੂ ਤੇਰਾ ਅੰਤ ਨ ਪਾਰਾਵਾਰਿਆ  ॥

Você é permanente, insondável e imensurável; Você não tem fim ou limite.

ਜਿਨ੍ੀ ਤ ਸੇਵਿਆ ਭਾਉ ਕਰਿ ਸੇ ਤੁਧ ਪਾਰਿ ਉਤਾਰਿਆ ॥

Aqueles que te servem são carregados em teu colo através das tormentas.

ਲਬੁ ਲੋਭ ਕਾਮੁ ਕ੍ਰੋਧ ਮੋਹ ਮਾਰਿ ਕਢੇ ਤੁਧ ਸਪਰਵਾਰਿਆ ॥ ਧੰਨ ਸੁ ਤੇਰਾ ਥਾਨੁ ਹੈ ਸਚੁ ਤੇਰਾ ਪੈਸਕਾਰਿਆ  ॥ Abençoado é o seu lugar, e verdadeira é sua glória

esplendorosa.

ਨਾਨਕੁ ਤੂ ਲਹਣਾ ਤੂਹ ਗੁਰ ਅਮਰ ਤੂ ਵੀਚਾਰਿਆ ॥

Você é Nanak, você é Angad, você é Amar Das; eu te reconheço.

ਗੁਰ ਡਿਠਾ ਤਾ ਮਨ ਸਾਧਾਰਿਆ ॥7॥

Quando eu vi o Guru, minha mente então se reconfortou e se consolou. ||7||

Conheça o poder deste Shabad

 

A história do Shabad Dhan Dhan Ram Das Guru

Por Gurusangat Kaur Khalsa.

 

Guru Nanak foi acompanhado por um músico muito especial de origem muçulmana, Mardana, que cantou as composições do Guru por muitos e muitos anos. Depois da morte de Mardana, dois jovens talentosos músicos, Balwand e Satta, se tornaram os principais artistas da Corte do Guru. Eles serviram Guru Nanak e seu sucessor, Guru Angad, depois Guru Amar Das, Guru Ram Das e ainda o quinto Guru, Arjan.

A tradição ditava que os visitantes ao chegarem na corte do Guru para se sentar em sangat e meditar faziam uma prostração ao professor e uma oferenda. Baseado na qualidade dos músicos e o quanto eles proporcionavam e enriqueciam a experiência meditativa, os visitantes poderiam também fazer uma doação a eles como forma de retribuição.

Um dia, a neta de Satta decidiu se casar e ele não tinha dinheiro suficiente para o dote. Foi então que ele e Balwand pediram ao Guru Arjan dinheiro para o casamento.  O dinheiro disponível foi dado aos músicos, mas para eles a quantia não fora suficiente. Eles ficaram muito chateados e se tornaram muito reativos e cheios de raiva. Ambos caíram no 3o estágio espiritual conhecido por “shakti pad”- os tempos de desafios grandes que testam nosso compromisso da alma e confrontam nosso ego.

Os músicos se convenceram que eles eram a razão pela qual as pessoas vinham  à corte do Guru, e que eles eram mais importantes do que o próprio professor pois sem eles não havia Simran, a meditação. Foi então que eles tomaram a decisão de abandonar a corte do Guru. Embora tenham recebido pedidos do Guru Arjan para voltarem a tocar, eles nunca mais apareceram.  Guru Arjan mandou primeiro, pessoas de sua confiança para solicitar que retornassem, mas eles continuaram irredutíveis. Foi então que o Guru decidiu ir pessoalmente lhes falar, e mesmo assim eles não mudaram de opinião. Os músicos começaram uma campanha de difamação dos Gurus, e aí Guru Arjan interveio. Segundo seu próprio relato, ele não se importava em ser o alvo da insolência dos músicos, mas não poderia permitir que o seu professor,  Guru Ram Das e por extensão, todos os demais Gurus até o próprio Guru Nanak fossem  alvo da calúnia. Foi assim que Guru Arjan decidiu anunciar que os músicos Satta e Balwand não mais seriam aceitos como músicos na sua corte e aqueles que sugerissem o contrário seriam punidos.

Por anos e anos, Balwand e Satta e outros Rababis (músicos) tocaram nas meditações e agora, na ausência deles, fora instituido a arte da música nas escolas e o próprio Guru Arjan passou a ensinar aos seus alunos a prática do Kauri Kriya, que envolve entoar as 19 notas musicais em estado meditativo. Uma nova cultura se criou com o tempo, onde a corte não mais dependia de músicos profissionais para sustentar a meditação. Instituiu-se os músicos voluntários (Ragis) para conduzir os Kirtans (sessões de cantos sagrados para meditação). O próprio Guru Arjan tornou-se  um bom músico e construiu seu próprio instrumento, Sarinda, que ele tocava quando conduzia a sangat nas meditações.

Foi nesta época que Guru Arjan definiu a qualidade de cada Ragi deveria manifestar para servir:

(1) clareza mental e devoção à Deus,

(2) colocar o dinheiro em segundo plano,

(3) possuir as 5 virtudes: verdade, contentamento, fé, compaixão e paciência,

(4) servir livre de orgulho e hipocrisia,

(5) ter uma presença neutra, alegre e de paz,

(6) servir à sangat.

O fluxo de alunos foi se tornando intenso na corte do Guru para receber seu Darshan. A neta de Satta começou a dizer ao avô que ele e Balwand tinham cometido um erro grave ao sair da sangat como o fizeram. Eles começaram a entender que todo o episódio tinha sido um teste aos seus compromissos espirituais e, deram  início a uma subsequente fase, preenchida por revelações e amadurecimento espiritual.

Neste estado mental e com forte desejo de estar novamente na presença  do Guru, eles compuseram  uma suíte espiritual chamada Balwand di Var, que denotava o quanto eles honravam e amavam os cinco Gurus que eles serviram. O shabd  “Dhan Dhan Ram Das Gur” é parte desta composição.

Quando Balwand e Satta se viram na presença do Guru novamente, eles apresentaram essa canção, o que tocou profundamente o Guru Arjan. Em razão da qualidade deste  shabd,  Guru Arjan decidiu eterniza-lo no  Adi Granth  – uma compilação que ele fazia para dar corpo a expressões espirituais de diferentes tradições, na forma de poemas, que mais tarde ganhou o nome de Siri Guru Granth. Esta teria sido a primeira vez que uma composição de pessoas simples fora colocada no livro sagrado, em reconhecimento ao processo de transformação pessoal que serviria de legado para o futuro.

Este shabd é tocado diariamente por estes últimos 400 anos no Darbar Sahib (corte dourada ou Golden Temple) em Amritsar. Existem inúmeras histórias sobre o poder de recitação do Dhan Dhan e seus efeitos miraculosos quando estamos pessoalmente sob risco ou desesperançados. Siri Singh Sahib Yogi Bhajan foi o responsável por introduzir o Naad deste shabd em nossa prática de Kundalini Yoga, e por nos ensinar a entoa-lo reverentemente para recriarmos nosso sarovar – poço pessoal de bênçãos e esperança – onde poderemos mergulhar para uma limpeza profunda das falsas idealizações e amarras do ego.

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