Esta técnica é muito útil para cortar os pensamentos recorrentes que as pessoas carregam consigo, especialmente pacientes com Transtorno Obsessivo-Compulsivo.

Não há limite de tempo para essa prática, e você pode repetir várias vezes até atingir o alívio desejado.

Ela pode ser usada para ajudar a resistir a pensamentos obsessivos e como um antídoto para atitudes compulsivas frequentes.

Esta técnica pode ser usada a qualquer momento, sem a necessidade de permanecer assentado. Você pode estar dirigindo um carro, conversando com alguém, ou descansando. Os olhos podem estar abertos ou fechados, conforme o seu momento.

Inspire quase totalmente através do nariz. Segure a respiração tranquilamente, sem esticar ou tensionar os músculos do estômago por exatamente 3 a 4 segundos, e só durante estes segundos mantenha mentalmente os três sons separados “VIC”, “TOR “, “Y” e, em seguida, expire. Mentalmente, esses três sons separados devem demorar 3 a 4 segundos, não mais nem menos. Cada repetição do ciclo total (inspirar, reter o ar repetindo o mantra mentalmente e expirar) deve demorar cerca de 8 a 10 segundos. A respiração não deve ser exagerada, de modo que ninguém poderia perceber que você está mantendo uma respiração profunda.

“Quando empregado em nossas sessões da terapia, foi feito geralmente por 3 a 5 minutos com os olhos fechados e a coluna alongada, para ampliar os benefícios.”

 

Adaptado de: Shannahoff-Khalsa, David. Sacred Therapies: The Kundalini Yoga Meditation Handbook for Mental Health. W. W. Norton & Company, 2012.

Ensinamentos de Yogi Bhajan.

Com Amor e Orações,

Professores do Har Rai

Olá!
Podemos te ajudar?
Powered by