EQUILÍBRIO DOS TATTVAS PARA RESISTIR AO ESTRESSE E A DUALIDADE

 

Esta é uma excelente prática para este momento, de estresse, dúvidas e agitação coletiva. Você pode iniciar a prática com 3 minutos, e construir até 11 minutos. Ela garante ao corpo e a mente um estado de calma, harmonia e clareza mental. Confira os detalhes abaixo.

Se os cinco elementos (terra, água, fogo, ar e éter) que compõem o seu corpo estiverem fortes, equilibrados e localizados nas áreas corretas, você poderá resistir ao estresse, traumas, doenças e não ficará confuso. Nesta meditação:

  • A pressão dos dedos estimula zonas cerebrais nos hemisférios direito e esquerdo, causando um tipo de comunicação e coordenação entre eles.
  • A inspiração profunda traz força e calma.
  • A expiração pela boca fortalece o sistema nervoso parassimpático.
  • A expiração em partes estimula a hipófise para lhe dar clareza, intuição e capacidade de decisão.

 

Pose: Sente-se em easy pose (sukasana) ou em uma cadeira. As mãos estão em frente ao peito, na altura do coração. Antebraços paralelos ao chão.

Mudra: Mantenha distância entre os dedos das mãos e encoste a ponta dos dedos de mão uma com a outra. Os polegares estão apontados para o peito, e os outros dedos para a frente. Pressione os dedos unindo as falanges superiores (fotos abaixo). As palmas das mãos se mantém separadas.

Olhos: Olhos focados na ponta do nariz.

Respiração:

  • Inspire lenta e profundamente pelo nariz.
  • Expire fortemente em 8 segmentos pela boca (como na foto abaixo, lábios bem projetados em “O”). Em cada parte da expiração, puxe o ponto do umbigo para dentro.

Tempo: 3 a 11 minutos. Construa gradualmente a sua prática.

Kundalini Yoga como ensinado por Yogi Bhajan.

Com amor e orações,

Equipe de Professores Har Rai.

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