Esta prática inclui uma respiração que acalma, alivia a ansiedade e promove clareza mental. A postura induz a sensação de calma, e cria um foco no Prana do centro do coração.

Postura: sente-se em uma pose fácil, com o queixo suavemente recolhido. Coloque a mão esquerda no centro do peito. A palma fica plana contra o peito, e os dedos são paralelos ao chão, apontando para a direita.

Faça Gyan Mudra com a mão direita (toque a ponta do dedo indicador com a ponta do polegar). Levante a mão direita até o ombro direito como se estivesse dando uma promessa. A palma direita está para a frente, os três demais dedos apontam para cima. O cotovelo está relaxado perto do lado com o antebraço perpendicular ao solo.

Olhos: fechados ou olhando a frente com os olhos 1/10 abertos.

Respiração: inspire lenta e profundamente através de ambas as narinas. Então suspenda a respiração e levante o peito. Mantenha o ar o mais que puder. Em seguida, expire suavemente, gradualmente, e completamente. Quando a respiração está totalmente fora, bloqueie a respiração para o máximo de tempo possível. Concentre-se no fluxo da respiração. Regule cada momento da respiração conscientemente.

Para terminar: inspire e expire fortemente 3 vezes. Relaxe.

A palma da mão esquerda colocada no centro do peito (chamada casa de Prana) e cria uma profunda quietude nesse ponto. A postura da mão direita convoca você à ação e à análise de forma receptiva, relaxada e em paz.

Emocionalmente, esta meditação acrescenta uma percepção clara de seus relacionamentos com você mesmo e com os outros. Se você está chateado no trabalho ou em uma relação pessoal, sentar-se nesta meditação para 3 a 15 minutos antes de decidir.

Fisicamente, fortalece os pulmões e o coração. Esta meditação é perfeita para iniciantes. Ela abre a consciência da respiração, e condiciona os pulmões. Quando você segurar a respiração dentro ou fora o máximo que puder, você não deve suspirar ou tensionar nenhum músculo, fluindo gentilmente na sua respiração.

Tempo: Você pode começar com 3 minutos, e ir ampliando até 11 minutos. Para uma prática avançada de concentração e rejuvenescimento, construa a meditação até 31 minutos.

© Os Ensinamentos de Yogi Bhajan.

Com Amor e Orações,

Professores do Har Rai

 

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