Essa meditação é muito simples, mas muito poderosa se você fizer a combinação certa. Fique atento aos detalhes descritos abaixo. Parece algo ingênuo, mas ela coordena as duas áreas do cérebro, fornecendo clareza mental.

Meditação indicada pela 3HO para o mês de abril 2020, disponível em português aqui.

Quando tudo parecer complicado, faça esta meditação. Quando você não souber o que fazer, faça esta meditação.

Postura: Sente-se em pose fácil (pernas cruzadas, ou em uma cadeira) com a coluna reta.

Mudra: Relaxe os braços ao lado do corpo. Com as palmas das mãos voltadas para o peito, cruze as mãos, que repousam uma palma na outra; os polegares estão cruzados e os dedos
apontam para cima em um ângulo confortável. Neste caso, não faz diferença qual palma (direita ou esquerda) ou dedo polegar fica por cima.

Olhos: foque o olhar primeiro no ponto entre as sobrancelhas e então direcione o olhar para a ponta do nariz.

Respiração: respire nesta sequência nariz-nariz / boca-boca / nariz-boca / boca-nariz, ou seja:

Inspire pelo nariz, expire pelo nariz.

Inspire pela boca, expire pela boca.

Inspire pelo nariz, expire pela boca.

Inspire pela boca, expire pelo nariz.

Obs.: A respiração deve ser profunda, completa e poderosa. Ao respirar pela boca, aproxime os lábios quase como se quisesse assobiar.

Tempo: comece com 11 minutos e aumente gradualmente até 31 minutos ao longo do tempo.

Adaptado de 3HO por Prem Bhagat Singh.

Com amor e a serviço,

Equipe Professores Har Rai

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